João Paulo Oliveira e Costa é um historiador português, nascido em 1962. É professor catedrático do departamento de História da NOVA/FCSH e titular da Cátedra Unesco “O Património Cultural dos Oceanos”. É investigador do CHAM – Centro de Humanidades, de que foi diretor entre 2002 e 2020.
Tem uma vasta obra publicada, nas áreas da história marítima, da história de Portugal e da história do mundo. Entre as suas obras mais conhecidas, destacam-se:
- Portugal na História: Uma identidade (2022)
- O Império dos Pardais (2021)
- Mare Nostrum, Em Busca de Glória e Riqueza (2019)
- A Estreia do Auto da Índia (2017)
- O Samurai Negro (2015)
Foi distinguido com a Ordem do Sol Nascente pelo imperador do Japão (2015). É membro efetivo da Academia de Marinha e é presidente da Comissão Científica do projeto “História da Marinha Portuguesa”.
Algumas das principais áreas de investigação de João Paulo Oliveira e Costa:
- História marítima de Portugal
- História de Portugal
- História do mundo
- Património cultural dos oceanos
Algumas das principais contribuições de João Paulo Oliveira e Costa para a historiografia portuguesa:
- Contribuiu para uma nova visão da história marítima de Portugal, destacando a importância do oceano como um espaço de contacto e de intercâmbio cultural.
- Desenvolveu uma nova abordagem à história de Portugal, centrada na história cultural e na história das ideias.
- Fez um importante contributo para a divulgação da história portuguesa no mundo.
João Paulo Oliveira e Costa é um dos mais importantes historiadores portugueses da atualidade. A sua obra é vasta e diversificada, e tem contribuído de forma significativa para o conhecimento da história de Portugal e do mundo.